Você está sendo CONDICIONADO e não sabe

Você sabia que você pode estar sendo condicionado a NÃO falar inglês e eu vou te explicar o porquê. Preciso te apresentar um psicólogo que vai me ajudar a fazer você entender isso hoje, e a partir de agora começar a escrever uma brilhante jornada de sucesso rumo a fluência em inglês.
Frederic Skinner
O Fred foi considerado o pai da Psicologia Comportamental, e ele fundamentou todo seu trabalho em condicionar o comportamento de ratos e pombos em uma pequena caixa, hoje chamada Caixas de Skinner. Essas malditas caixinhas de Skinner eram usadas para que ele pudesse, a partir de vários estímulos, condicionar o comportamento desses animais, criar hábitos, vícios, traumas e assim por diante. Se os ratinho e ou o pombo fizesse o que ele queria ele incentivava com água e comida, mas se por acaso o animal reagisse ou fizesse algo fora do padrão ele era eletrocutado, como estímulo negativo. Os animaizinhos se tornavam marionetes após um tempo, mas caso você esteja se perguntando o porquê de eu estar falando sobre psicologia comportamental e a caixa de Skinner, é por que hoje você está dentro da caixinha, você é condicionado desde o dia em que nasceu.
Não é como um dos ratinhos do experimento de Skinner, afinal, nós temos cérebros bem mais complexos, porém, também somos influenciados por condicionamentos. Nós constantemente somos recompensados positivamente caso façamos algo que agrade as outras pessoas, ou negativamente, caso nossas atitudes não sejam lá tão boas assim, não é? Sempre foi assim e sempre será em todas as áreas da vida, e com a aprendizagem de inglês isso não é diferente. Eu comecei a estudar Inglês aos 8 anos de idade, em 1999 e ao longo da minha história de aprendizagem de inglês no Brasil, eu também fui condicionado a pensar que para aprender inglês de verdade, eu precisaria passar anos e anos em uma escola tradicional estudando gramática em apostilas enormes e assistindo aulinhas chatas pra cacete. Analise sua própria história, se você já tentou aprender inglês nesse formato, não é nenhuma novidade que esse método não funciona mesmo, na verdade, o maldito método que temos no Brasil é totalmente contrário às leis de funcionamento do nosso cérebro. Resultado? Na grande maioria das vezes é o mesmo: pessoas frustradas por não alcançarem a tão sonhada fluência, acreditando que realmente aprender inglês é só para alguns poucos alunos extremamente inteligentes e habilidosos. Deixe-me aplicar a sua injeção de ânimo e motivação agora VPFIer, você sabe como aprender qualquer idioma. Vamos concordar que Português não é uma das línguas mais fáceis do mundo, e você está aqui consumindo este conteúdo de forma fluente. Aliás, parabéns por isso, viu? Mas vamos lá… como você aprendeu Português? Você não passou horas e horas, quando era bebê, assistindo aulinhas de gramática ou escrevendo num livrinho como concordar um verbo com um substantivo, certo? Na verdade, você ouvia muito o que seus pais, familiares e amigos próximos falavam, você OUVIA! Todos os reconhecimentos de sons que você fazia de forma automática te ajudaram a internalizar a língua. Resumindo toda a história de como você se tornou fluente em português, isso só foi possível porque você teve muito contato com a língua, adquiriu muito vocabulário e todo o ambiente era muito interessante pra você.

FREQUÊNCIA + CONSTÂNCIA = FLUÊNCIA

Essa é a equação perfeita para adquirir a fluência em qualquer idioma. A essa altura do campeonato, talvez alguns já não estejam mais aqui comigo, mas se você está, preste muita atenção, porque agora vem a cereja do bolo deste conteúdo. Hoje a sua realidade é muito diferente, antes você era uma criança imersa em contextos que exigiam o uso da língua portuguesa e aprender a falar era uma das suas únicas atividades, mas agora, você tem que aprender Inglês e ainda dar conta do seu trabalho, família e outras atividades da sua rotina corrida. Cada dia que passa você, eu e todas as pessoas que eu conheço se queixam de ter menos tempo, menos motivação e mais distrações mundo a fora. Pensando em todos estes fatores que não colaboram com ninguém, eu tirei do papel um novo projeto chamado VPFI Forever, é uma plataforma de inglês. A ideia principal da plataforma é trabalhar a sua CONSTÂNCIA e sua FREQUÊNCIA de estudos, ou melhor de CONTATO COM A LÍNGUA. O mais interessante do projeto é que você pode investir apenas 15 minutinhos por dia e o valor de uma pizza por mês, sem contar que eu vou enviar pra sua casa o nosso material didático com aquele famoso cheirinho de livro novo. Eu não sei exatamente onde você está consumindo este conteúdo, se você estiver lendo no nosso site tem um botão aqui embaixo, é só clicar, se estiver no Spotify é o primeiro link da descrição do episódio e caso este conteúdo esteja vindo de qualquer outro lugar acesse nosso Instagram @vocepodefalaringles e conheça nosso projeto VPFI Forever. Você vai ter o meu contato de WhatsApp e vai receber um atendimento personalizado diferente de TUDO que você já experimentou na internet! Quer um atalho? Adiciona meu WhatsApp ai que eu já estou esperando sua mensagem, 16 9.9752-2487 Eu vou ajudar você a sair da caixa de Skinner, mesmo que você no começo do episódio nem soubesse que você estava lá dentro. Have a great one, VPFIer!

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TIRE SUAS DÚVIDAS EM MENOS DE 60 SEGUNDOS