publicado em:19/06/20 11:44 AM por: eduardosouto.vpfi VPFI

Por que aprender inglês através de Podcasts: um passo-a-passo para alunos inteligentes

Imagina Feito VPFI 51 300x200 - COMO APRENDER INGLÊS COM PODCASTS (PASSO-A-PASSO)

Podcasts em inglês são os melhores aliados de alunos inteligentes que queiram aprender inglês: estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, com acesso imediato a uma variedade de assuntos e sotaques, disponíveis em mais de um milhão de variedades no aplicativo Apple podcasts.

O Brasil é o segundo país do mundo em número de ouvintes de podcast. Mas ainda assim é raro encontrar estudantes brasileiros que saibam como tirar o máximo proveito dessa plataforma para aprender inglês: como usá-los para melhorar a fala, a leitura, a escrita e o ouvido.

Neste guia, revelaremos nossas dicas mais valiosas sobre por que e como você deve usar podcasts para melhorar seu inglês.

Por que alunos inteligentes usam podcasts para melhorar seu inglês

Podcasts oferecem várias vantagens como recurso ideal para alunos de inglês no Brasil.

Ouvir falantes de nativos de inglês

Como sabemos, geralmente é difícil encontrar falantes nativos e ouvir ‘inglês de verdade’. Ouvir um podcast com um falante nativo significa que você está ouvindo uma pronúncia limpa, uma entonação perfeita – você está ouvindo da maneira como os nativos realmente falam.

Disponível quando você quiser

Se você já ouve podcasts, provavelmente os escuta quando está fazendo outra coisa. Se deslocando pro trabalho, enquanto faz exercício ou as tarefas domésticas. Os podcasts se ajustam a você, e não o contrário.

Como brasileiros, estamos todos acostumados a passar grande parte de tempo nos deslocando no trânsito: no carro indo para o trabalho ou sentado no ônibus ou metrô, nossos dias estão sempre cheios de tempo ‘morto’. Ao invés de passar tempo em aplicativos de mídias sociais, ouvir um podcast em inglês significa investir seu tempo de maneira produtiva enquanto se aprende um idioma.

Fácil de começar

Iniciar um podcast é tão simples quanto pressionar o botão ‘Play’. Você não precisa ir a lugar algum, fazer nenhum download, se inscrever ou cadastrar. Aplicativos para podcasts já vêm instalados nas configurações padrão do seu celular, tudo o que você precisa fazer é encontrar algo que lhe agrade e apertar ‘Play’.

Se você não gostar de um episódio de podcast, procure outro. Não custa nada mudar de idéia.

Gratuito (ou de baixo custo)

A maioria dos podcasts em inglês é gratuito. 

Alguns outros exigem ser membro de um clube, onde você pode obter recursos adicionais para seu aprendizado, como transcrições e uma lista de vocabulário (como no English Learning for Curious Minds podcast da Leonardo English). 

Mas ainda assim é possível escutar episódios de graça. Dessa forma, não há nada o impedindo de experimentar.

Como escolher um podcast para aprender inglês

A imensa variedade de opções podem ser um fator que lhe deixe confuso, e há de fato muitas alternativas de podcasts para aprender inglês.

Mas isso é o que você deve atentar antes de escolher um podcast em inglês:

Qual é o seu nível?

Existem podcasts em vários formatos, tamanhos e níveis.

Se você é iniciante, deve começar com um podcast que não seja completamente em inglês e que lhe explique as coisas primeiramente em português.

Um ótimo lugar para começar é o podcast Você Pode Falar Inglês, que fala sobre o aprendizado de inglês, dicas e estratégias para melhorar seu idioma.Imagina Feito VPFI 13 300x200 - COMO APRENDER INGLÊS COM PODCASTS (PASSO-A-PASSO)

Se você tem o nível intermediário ou avançado, provavelmente poderá ousar tentar ouvir um podcast totalmente em inglês. Recomendamos o English Learning for Curious Minds, que é narrado pelo britânico Alastair Budge e conta estórias curiosas sobre o mundo. 

Se você realmente quer se desafiar, pode ouvir podcasts destinados a falantes nativos. Existem milhares de opções, e escolher só depende de seus interesses (acompanhe conosco).

Quais são seus interesses?

O aprendizado acontece de forma mais efetiva quando você aprende algo que lhe interessa. 

Se você possui um nível alto de inglês que lhe permita ouvir podcasts direcionados a falantes nativos, existem mais de um milhão de podcasts diferentes para você escolher, quaisquer que sejam seus interesses.

Se você gosta de cães, encontre um podcast sobre cães. Se você quiser aprender sobre negócios, existem inúmeros podcasts sobre negócios.

É realmente importante ouvir sobre coisas das quais você realmente goste; caso contrário, é provável perder o interesse, a paciência e desistir. E provavelmente não é isso que você quer.

Você não precisa escolher apenas um.

O melhor dos podcasts é que você não precisa apenas ouvir apenas um, você pode acompanhar muitos. Você pode ter aprender um sobre gramática, outro sobre esporte, outro sobre negócios. 

Imagina Feito VPFI 40 300x200 - COMO APRENDER INGLÊS COM PODCASTS (PASSO-A-PASSO)

Escolha baseado no seu humor, no tempo que você tem disponível e no que você realmente queira ouvir em determinado momento. E o melhor: não há custo para começar a ouvir, basta abrir o seu aplicativo para podcast, escutar alguns e se cadastrar nos que você acha interessantes para não perder nenhum dos seu

s episódios favoritos.

Apresentamos aqui nossas dicas mais importantes do por que utilizar podcasts para aprender inglês. Da oportunidade de ouvir um falante de inglês nativo à flexibilidade de escutar onde, quando e sobre o que você quiser, podcasts oferecem inúmeras vantagens e praticidades para alunos que queiram aprimorar seus conhecimentos em inglês. 

Agora que você já aprendeu o POR QUE de usar podcasts para aprender inglês, acompanhe com a gente COMO fazer isso da maneira mais eficiente. Escrevemos um passo-a-passo ensinando tudo o que você precisa saber aqui: Um guia para alunos brasileiros de como usar podcasts para aprender inglês.

E você, já se convenceu que esse novo método é a melhor maneira de utilizar seu tempo para aprender inglês?

Adoramos saber as maneiras mais inusitadas de nossos alunos para aprender inglês. Indo pro trabalho ou pra faculdade? Enquanto cozinha ou arruma a casa? Na academia? Antes de dormir?

Escreva nos comentários abaixo onde e por que você tem praticado seu inglês com podcasts! Queremos ouvir suas estórias!

Imagina Feito VPFI 30 300x200 - COMO APRENDER INGLÊS COM PODCASTS (PASSO-A-PASSO)



I'm your English teacher <3


Comentários


Eu ouço podcasts há muito tempo, seja pra me manter atualizado, para aprender novas habilodades, para expandir minha cultura. Assim, quando eu decidi aprender Inglês, usar podcasts foi um decisão natural pra mim. Ouço todos os dias, vários deles, inclusive conheci o teacher Du através de uma entrevista dele no podcast IDZ vom o Jader. O teacher Du é um cara fantástico, um professor competente e comunicador talentoso! Daí pra cá cheguei a participar de um dos episódios do VPFI, expandi a participação para grupos no WhatsApp, tenho motivado outras pessoas a estudar e esse contato com o idioma tem me ampliado o círculo de amizades e a cultura! Sim, você pode falar Inglês! Yes, you can talk English!

Responder

Eu amo ouvir podcasts e aproveitei para aprender inglês dessa forma e tem sido muito proveitoso!
Meu interesse é mais profissional, mas também é pela realização pessoal de aprender inglês (já que eu achava que não era pra mim).

Responder

Adicionar Comentário