Como se preparar para o TOEFL em poucos dias

Hello! This is Eduardo Souto again coming to you from my office in the small city of Guariba - SP.

It's a pleasure to be here once again updating Você pode falar Inglês with some interesting content!

This is our 1029º blog post, I really hope you enjoy it!

Hoje a dica vai ser direcionada para quem estuda inglês de uma maneira intencional, para atingir determinado objetivo, se dar bem no TOEFL®



Pra quem não conhece, o TOEFL é um teste de proficiência internacional mais utilizado na área da educação.

O precioso resultado desse teste é muitas vezes utilizado para admitir sua entrada em uma universidade ou em um programa específico fora do país, afinal de contas, ele prova que você está apto a se comunicar em inglês.

A prova do TOEFL pode assuster as vezes, ela lembra bastante o ENEM, é longa e cansativa, mas a matéria em si não é difícil.

Podemos considerar este teste como uma prova de resistência.

Em geral, o assunto dos textos e áudios é em torno de Humanidades, Tecnologia e Ciências. Você não precisará ter conhecimento específico de qualquer área, afinal de contas, as respostas estão sempre no próprio contexto.

A prova é dividida em 4 partes:

- READING
- LISTENING
- SPEAKING
- WRITING

Cada parte tem um tempo específico para ser realizado e uma pausa a ser respeitada.

READING SECTION

Basicamente há 3 ou 4 passagens bem longas. Você terá que responder de 12 a 14 perguntas por texto. Os textos não são nenhum pouco difíceis e você não vai precisar conhecer o assunto para responder as perguntas, todas as respostas estão no texto. Você terá no máximo 80 minutos para responder tudo.

Uma dica para você, NÃO LEIA OS TEXTOS!

Não vai dar tempo de ler os textos por completo e depois responder as perguntas, é mais fácil você ver as perguntas e procurar as respostas no texto.

LISTENING SECTION

Essa parte tem uma duração máxima de 90 minutos, você colocará seu fone de ouvido, junto com todos os outros alunos que estão sendo submetidos ao teste e alguns testes serão feitos para ver se você consegue ouvir corretamente pelos fones.

Serão de 4 a 6 textos de 3 a 5 minutos cada e você terá que responder 6 perguntas referentes a cada texto.

Assim que acabar os listenings de textos você terá de 2 a 3 conversas também de 3 a 5 minutos e desta vez você responderá 5 perguntas por conversa.

Eu sei, assusta, parece muito não é? Apesar de ser uma das partes mais longas não será muito difícil se o seu listening estiver bem treinado.

DICA: Treine seu ouvido, eu tenho um material que você pode solicitar por e-mail que vai deixar seu ouvido afiadíssimo!

BREAK SECTION

Pronto, descanse! Você tem agora um intervalo de 10 minutos, vá ao banheiro, coma alguma coisa, beba um pouco de água, chore (hahaha, just kidding man!) e vamos voltar...

SPEAKING SECTION

Esta parte da prova é que os alunos mais tem receio de fazer, mas eu te digo que não é tão complexa.

Eles não se importam durante o teste com seu sotaque ou o vocabulário que utilizará, o verdadeiro teste é saber se você consegue transmitir suas ideias em inglês.

Totalmente jogo rápido, esta parte conta com apenas 20 minutos de duração.

Serão apenas 6 perguntinhas bem objetivas e se eu pudesse dar uma dica para todos meus alunos seria essa:

FALE O MÁXIMO QUE CONSEGUIR E TENTE NÃO CORRER (falar rápido demais), você tem 45 segundos para responder.

Lembre-se, falar com calma nesta sessão pode salvar sua pontuação, pense antes de falar e use um inglês simples, que você domina, não tente ser um diplomata prolixo haha!

WRITING SECTION

Como você já deve ter reparado esta prova não conta com uma parte específica para testar sua gramática, então, seu nível gramatical será medido de acordo com o que você apresentar nesta sessão.

Você terá 50 minutos para elaborar duas redações.

Na PRIMEIRA REDAÇÃO você vai ouvir um texto e expressar suas ideias sobre isso em forma de redação, poderá durar até 20 minutos.

Na SEGUNDA REDAÇÃO você terá que criar uma redação de opinião, haverá um tema e você irá defender ou se opor a tal ideia.

Você não precisa ser um mestre na língua, eles querem saber se você consegue relatar algo e falar sobre a sua opinião por meio da linguagem escrita com propriedade.

Lembre-se, não complique...

A pontuação total é de 0 a 120 pontos e cada parte vale 30 pontos!

Chega de lenga lenga, e vamos entender, qual é a melhor maneira de se preparar para essa prova?

1 - Use simuladores da prova real

Eu sempre gostei desse método, dessa forma, você pode conhecer um pouco mais sobre a estrutura da prova e ficar mais íntimo dela, sem a necessidade de levar um choque de primeiro contato quando ela for realmente aplicada à você.

Eu vou deixar aqui um link onde você pode praticar MUIIIITO, tem mais de 684 testes pra você praticar e ficar fera antes da prova!

Acesse aqui

2 - Leia materiais preparatórios
(SOLICITE POR E-MAIL)

(SOLICITE POR E-MAIL)

(SOLICITE POR E-MAIL)

(SOLICITE POR E-MAIL)


As pessoas quando precisam se preparar pra algo adoram ler materiais preparatórios, e de certa forma, isso realmente ajuda muito.

Todo contato e informação que você tiver com a prova, antes do dia de sua aplicação é válido para te deixar mais à vontade no grande dia.

Então, eu tenho um material preparatório do TOEFL aqui, você vai gostar (solicite via e-mail eduardosouto@outlook.com)

3 - Deixe seu ouvido AFIADO, você vai precisar

Pensando em preparar meus alunos de maneira mais objetiva para o TOEFL, eu desenvolvi um material no qual o foco é deixar seu ouvido tão bom quanto de um nativo.

Esse material é excelente para aumentar vocabulário e afinar o ouvido.

Se você tiver o interesse deixe um e-mail! :)

4 - Leia muitos livros em Inglês

Eu sei, eu sei, você pode estar pensando, nossa, eu não tenho nível pra ler um livro todo em inglês, opte por um graded reader, ou seja, um livro que se adapta no seu nível.

Eu também tenho vários e posso estar te aconselhando qual seria o mais indicado para o seu nível atual de inglês.

5 - Fale com quem entende

Procure pessoas na internet que já tenham feito o teste e eles poderão te dar dicas (como as minhas), ou te falar sobre algo interessante, whatever, isso também vai ajudar a aumentar seu networking.

Você nunca perde nada por conhecer pessoas que se interessam pelas mesmas coisas que você, e ainda mais, você terá uma nova pessoa pra praticar seu inglês nas horas vagas!

6 - Não entre em pânico

Minha última dica é pra você relaxar, o TOEFL não aprova nem reprova, ele simplesmente mede seu nível de inglês de uma maneira oficial.

Se você não gostou de sua pontuação você pode fazer o teste novamente em 30 dias

Espero que você tenha achado o conteúdo interessante, eu estou esperando seu e-mail solicitando algo.

E-mail: eduardosouto@outlook.com

Criador do Projeto:




Eduardo Souto é Professor de Inglês, Corredor Amador e Blogueiro nas horas vagas, 25 anos de idade. Seu principal objetivo é criar um espaço virtual onde você possa entrar em contato com o inglês todos os dias!

"Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado!"
             
Comentários
0 Comentários

0 comentários: