Quanto tempo leva para atingir a fluência?

Hello! This is Eduardo Souto again coming to you from my office in the small city of Guariba - SP.

It's a pleasure to be here once again updating Você pode falar Inglês with some interesting content!

This is our 846º blog post, I really hope you enjoy it!

Bom dia pessoal, na postagem de hoje vou responder uma pergunta que várias pessoas que acessam o Você pode falar Inglês me perguntam diariamente!

Essa é uma das perguntas que eu mais recebo por e-mail!

Geralmente, as pessoas que fazem esse tipo de pergunta são os adultos, que já atuam em alguma área profissional e precisam do inglês fluente em um tempo milagroso!

Are you ready? Follow me!


A verdade é que não existe um tempo preciso para atingir a fluência, tudo depende do seu desempenho, da sua dedicação, do tempo que você tem para estudar e do tempo que você realmente usa para estudar!


Não pense que fazendo duas horas por semana em uma escola de idiomas você vai obter a fluência em 6 meses ou pior, em 3 meses, assim como algumas "escolas de idiomas" tentam vender aos seus alunos!

Você tem que ralar, ser bom aluno de verdade, estudar todos os dias, ter sede de conhecimento e principalmente gostar de aprender o idioma escolhido.

Imagine-se estudando todos os dias algo que você não suporta! Isso se tornaria um castigo, você não pode ver o Inglês como uma obrigação e sim como algo que você goste de fazer, que seja como um hobby para você!

Nenhum idioma é aprendido se você não estiver disposto a passar por uma longa e complexa fase de aprendizagem! Não existe atalhos, não existe inglês em 3 meses e muito menos fluência com garantia de tempo! Isso é marketing!

Você acha que uma criança levaria o mesmo tempo que um adulto para chegar a tão sonhada fluência?

Com certeza não, primeiramente, esse não é o foco na vida de uma criança, ela faz as aulas para começar a obter contato com um segundo idioma por que o pai sabe que hoje em dia o inglês é indispensável, já o adulto vê isso como algo a mais para colocar no currículo ou para obter uma nova oportunidade de emprego!

Eu li a respeito da teoria de Ericsson, ele afirma que uma pessoa se torna especialista em qualquer idioma ou área de estudo após 10 mil horas de estudo, seja um idioma ou instrumento musical ou qualquer  outra coisa que você queira praticar, então imagine, você estudando inglês por 10 mil horas!!!
Segundo o Prof. Michael Jacobs, o aprendizado de inglês é concretizado com 1.200 horas de estudo e esse valor pode variar dependendo do esforço e dedicação da pessoa que o pretendo fazer.

Por exemplo:

Se estudar 3 horas semanais, completa seus estudos em aproximadamente 8 anos. Se estudar 2 horas por dia, leva menos de 2 anos.

Agora analisando as escolas de idiomas, eles usam números para fazer planejamento, e geralmente são enquadrados nesse padrão e digo isso com precisão por que como Professor temos que ficar muito atentos à isso:

480 a 576 horas, é um número considerado ótimo no decorrer dos anos de um aluno de Inglês, você estuda uma média de 96 horas por ano e para obter uma comunicação oral ótima vai levar em média 5 à 6 anos!

Agora siga minha dica, já parou para imginar? Além dessas 96 horas por ano você decide pegar firme e se dedicar ao inglês, estudando 30 minutos todos os dias do ano de domingo à domingo e até mesmo nos feriados, garanto que seus resultados serão mais satisfatórios e você verá seu objetivo sendo alcançado!

Como já disse o Teacher Denilso de Lima, Aprender inglês é algo que tem hora pra começar, mas não para terminar!
O aprendizado de inglês assim como de qualquer outra língua viva é eterno, você sempre vai ter algo novo para aprender!

Sobre o Autor:


Eduardo Souto é Professor de Inglês, Empresário e Blogueiro nas horas vagas, 23 anos de idade. Seu principal objetivo é descomplicar o idioma, mostrando que se você quiser você pode falar inglês!
"Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado!"
             

Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Diego disse...

Olá Eduardo!

Concordo plenamente com tudo que você disse no artigo. Não existem fórmulas mágicas para se tornar fluente em inglês. A única maneira de se alcançar esse objetivo, na minha opinião, é treinando muito tudo o que for aprendido. E o que eu defendo também com todas as forças é que as pessoas procurem aprender inglês usando métodos que elas gostem de verdade. Muita gente não consegue progredir simplesmente porque usa métodos que não gosta, só por obrigação. Se uma pessoa não gosta do modo como é ensinado o inglês nas escolas e cursos da vida, do modo tradicional, eu acredito que ela deva buscar outra maneira que a agrade e divirta.

Só assim a pessoa conseguirá se manter motivada a estudar sempre e progredir em seu aprendizado.

Abraço!

Eduardo Souto disse...

É isso mesmo Diego, inglês não pode ser visto como uma obrigação, você tem que realmente amar o idioma que você quer aprender!

Se você fizer algo por que é obrigado 99% de chance de você não obter resultados positivos no fim da sua jornada!

Obrigado pelo seu comentário e ponto pra você e seu ponto de vista sobre estudar da maneira que se sentir mais confortável e produtivo!

Um abraço Diego!

Douglas disse...

Você tem que fazer uma dica falando sobre como estudar além do que professor pede

André disse...

Eduardo gostei muito da sua materia sobre a fluência,e da opnião do Diego acima , e gostaria de saber a sua opnião sobre a ansiedade, digo isso porque sou muito.Trabalhar dentro de uma empresa competitiva é complicado, acredito que ajuda a piorar ainda mais a situação, mas mesmo assim adoro estudar inglês e atualmente estudo 40 min. por dia e duas vezes por semana tenho aulas numa escola 1:30 min.Estou no básico, e eu te pergunto: em dois anos como estarei se continuar nesse rítmo?

Eduardo Souto disse...

Em relação a ansiedade você tem que saber dosar isso André!

Você está um passo a frente de qualquer pessoa que queira aprender a falar inglês mas não goste, por que você adora isso, então ponto positivo pra você.

Não tem como eu te dar a certeza de um nível por que eu não acompanho seus estudos de perto, se eu fosse seu teacher eu poderia programar o conteúdo de aprendizado por dia pra você se organizar melhor, por que fica mais fácil quando estamos juntos estudando!

Eu creio que você estará se comunicando razoavelmente bem, se praticar bastante conversation e listening não tem erro :)

André disse...

Obrigado Eduardo, já me ajudou muito seu comentário.See you, take care.

Eduardo Souto disse...

Sempre que precisar não exite em pedir opiniões!

A humildade de uma pessoa mostra o real caráter dela!

Um abraço André!

Marcos Bernardino da Silva disse...

Não acho que adquirir fluência seja tão fácil. O que se chama de fluência no Brasil, na verdade é nível avançado. Alguém fluente consegue entender siglas, gírias e jargões como qualquer falante nativo. A melhor maneira de adquirir fluência é morar em algum país que fale a língua que se está aprendendo.

Ivan Mendes disse...

Eu entrei em um curso de inglês, estou batalhando pq sempre gostei da lingua tanto é que eu sozinho aprendi a me cominucar e ler e entender escrito o que um amigo meu Jamaican fala, mas minha dificuldade é em entender o que se fala, mas também tenho apenas 3 semanas de curso o.O, QUERIA UMA DICA DO QUE ASSISTIR PRA AJUDAR A MELHORAR ISSO, tipo um seriado filmes bons que sejam faceis de entender.

Anônimo disse...

Bom eu faço curso de inglês e to pensando em exercer o inglês como professora e eu queria saber mais ou menos quantos anos é uma faculdade de professor de inglês?

Anônimo disse...

Você pode fazer uma faculdade de Letras, pois nela vc estuda inglês e portugues e terá licença para dar aulas.

Luciano Gomes disse...

A dica é essa pessoal, para quem quer aprender de verdade, é você todo dia falar aquilo que você está aprendendo ou que já aprendeu, sem medo de ser feliz. Mas se queixa que não tem um outro estudante, que pudesse compartilhar com você em inglês, não tem problema, fale com sua mãe, seu pai, seus irmãos, não importa com quer que sejam, desde também que não deixe de brincar em ser o próprio tradutor deles. Você vai perceber que com um tempo, que todo mundo, ou quase todo mundo se acostumou em ouvir você falando inglês, e que também acabaram aprendendo um pouco o idioma, e que você também melhorou bastante o seu inglês. Pode acreditar, porque eu tive um amplo resultado em poucos meses, e ainda lembrando, que eu não sou nenhum fluente, mas caminho pra isso, na base da prática, daquilo que eu já aprendi, e outras coisas que eu estarei aprendendo também. Pois olhou, entendeu, ouviu a pronuncia, passa a praticar, e assim sucessivamente, porque nem sempre você vai ter um teacher ao seu lado, você é que vai ser seu próprio teacher. Call it a day! See you!