13 Perguntas que você precisará responder em uma Entrevista de Emprego

Hello! This is Eduardo Souto again coming to you from my office in the small city of Guariba - SP.

It's a pleasure to be here once again updating Você pode falar Inglês with some interesting content!

This is our 741th blog post, I really hope you enjoy it!

Entrevistas de Emprego? Todo mundo já fez ou um dia vai fazer!

Nada melhor do que coletar as 13 melhores perguntas feita por experts da área para nos prepararmos melhor para essa experiência, não é?




1. Por que você teve X número de empregos em Y anos?

Com essa pergunta, o entrevistador quer formar uma ideia sobre nossa história trabalhística, quer entender o que nos mantem motivados no trabalho, querem saber por que nós desistimos, pro que trocamos de empresa e qual é fator principal que nos levaria a sair do serviço.

A sua resposta deve demonstrar lealdade a toda e qualquer experiência profissional que você teve, seja ela boa, ótima ou frustrante.

2. Se nós nos sentarmos aqui depois de um ano que você estiver trabalhando para minha empresa , o que você acha que teremos conquistado juntos?

Quando um entrevistador faz essa pergunta, ele quer realmente saber se você fez a lição de casa, e saber o que você pode alcançar na empresa, se suas metas são objetivas ou surreais.

Você deve responder a essa pergunta com uma visão bastante estratégica, deve procurar saber qual é o objetivo principal da companhia que você está fazendo essa entrevista e alinha sua resposta à missão da empresa.

3. Qual foi o período de sua vida que você se sentiu mais satisfeito?

Quando você é questionado sobre satisfação, o entrevistador provavelmente quer saber qual é seu verdadeiro grau de adaptação, ele quer saber como você lida com novos ambientes e o que te proporciona satisfação pessoal.

Essa pergunta é uma porta aberta de conexão entre a empresa e sua vida pessoal, e como isso se conectará ao futuro da empresa.

4. Se você for contratado, amar tudo à respeito do emprego e ser bem pago por suas responsabilidades, que tipo de oferta de outra empresa você consideraria aceitar?

Quando um entrevistador faz essa pergunta ele quer saber quão direcionado ao dinheiro você é, é mais importante ganhar mais ou fazer o que você ama?

Você tem que responder de maneira simples, mostre ao seu entrevistador que você não pode ser facilmente comprado, principalmente se você estiver motivado e satisfeito no seu atual local de trabalho.

5. Me fale sobre uma pessoa que você se espelha e por que se espelha nela.

Essa pergunta pode revelar quão fechado você é em relação à sua vida pessoal e profissional, a combinação de sucesso e ambição pode ficar bem explícita ao responder essa pergunta.

Na resposta você deve deixar bem claro os motivos de admiração pela pessoa escolhida, nomeie seus atributos e comportamentos ao invés de bens e conquistas.

6. O que você não gosta de fazer?

Na hora da entrevista, eles querem realmente saber se você estará apto a assumir a posição sugerida, dessa maneira proporcionar à você uma satisfação profissional maior.

Cuidado com sua resposta à essa pergunta, ela pode acabar com sua entrevista imediatamente, como o caso que eu vi acontecer de perto, um Professor de Inglês foi entrevistado e ao responder essa pergunta ele disse: "Não gosto de interagir com pessoas que não conheço"

Próximooooo! rs

7. Me fale sobre um projeto, feito, conquista que você considera o mais importante de sua carreira.

Essa pergunta abre portas para ver quão pro-ativo você é, fala muito sobre sua personalidade e a habilidade de liderar um projeto, ou fazer a diferença em algum lugar.

Capriche nessa resposta, use informações relevantes e deixe claro ao seu entrevistador que você estará sempre aberto a novos projetos.

8. Qual é o seu "super poder"?

Apesar de um tanto quanto cômica, essa pergunta vai tirar muito de você, vai enaltecer seu lado forte.

Cuidado para não dar uma resposta muito sem noção, eu poderia dizer que meu super poder é a conquista de coração, eu consigo fazer meus alunos se apaixonarem pelo inglês, eu consigo mudar um conceito em suas cabeças de maneira fácil.

9. Me fale sobre algo negativo que você conseguiu mudar em sua última experiência profissional.

Um bom candidato vai ter várias respostas para essa pergunta, se você for esse bom candidato, sinta-se animado ao falar das mudanças que aconteceram por sua causa.

Ele vai notar o seu grau de engajamento com a empresa, e como você quer mudar positivamente o seu local de trabalho!

Eles esperam que todo funcionário chegue a uma empresa para somar, não para preencher espaço.

10. Me diga por que você acha que vai se dar bem nessa empresa.

Uma pergunta um tanto quanto complexa que mostra mais uma vez se você pesquisou informações suficientes sobre a empresa que pretende trabalhar.

Saiba que se você não conseguir responder a essa pergunta, suas chances de admissão vão ser basicamente 0.

11. Me fale sobre você, sua história.

Não tem resposta certa ou errada para essa pergunta, ele quer ver como você lida com as palavras e qual é sua facilidade de se expressar.

Você não precisa e nem deve falar de sua infância sofrida e todos os detalhes que nem eu e nem ele querem saber, fale sobre coisas interessantes de sua trajetória, não estenda demais essa resposta.

Resuma sua vida em poucos minutos.

12. Que pergunta você tem pra mim?

Eles adoram perguntar isso, principalmente no final da entrevista, isso mostra a sua capacidade de pensamento rápido, por favor, não diga "NADA".

É realmente esperado que você faça uma pergunta pertinente a empresa, para demonstrar sua habilidade de pensamento estratégico.

Eu tenho um amigo professor que diz que aprende mais quando ele é questionado por seus alunos, do que quando ele faz as perguntas, e o fator X é esse mesmo.

13. Me fale de uma vez que as coisas não estavam indo bem como você queria.

Essa pergunta é fantástica para ver como você lida com fracasso, com decepção ou simplesmente com situações desfavoráveis.

Cuidado com essa resposta, seja sincero sempre!

A minha parte favorita em atualizar o Você pode falar Inglês é participar das conversações que as postagens provocam, adoro interagir com você então me diga:


Qual pergunta feita em uma entrevista de emprego você achou mais interessante?

Deixe sua mensagem na área de comentários ou:

Sobre o Autor:


Eduardo Souto é Professor de Inglês, Empresário e Blogueiro nas horas vagas, 23 anos de idade. Seu principal objetivo é descomplicar o idioma, mostrando que se você quiser você pode falar inglês!
"Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado!"
             
Comentários
0 Comentários

0 comentários: