Estilos de Aprendizagem - Qual é o seu?

Hello! This is Eduardo Souto again coming to you from my office in the small city of Guariba - SP.

It's a pleasure to be here once again updating Você pode falar Inglês with some interesting content!

This is our 722th blog post, I really hope you enjoy it!

Se você é professor já deve ter dado uma aula e no final acabou sentindo como se os alunos não estivessem entendendo absolutamente nada?

Na verdade, alguns alunos parecem simplesmente não se conectar com a sala de aula, independente do que você disser, não é mesmo?

Se isso está acontecendo ou já aconteceu com você é por que o aluno que você está tentando atingir tem um estilo de aprendizagem que não se conecta à abordagem que você está utilizando para atingi-lo.




Estilo de aprendizagem é um conhecimento de comportamento básico e muito importante para saber como atingir seu aluno da maneira mais eficiente possível.

Alunos visuais
Esses alunos preferem trabalhar com mais imagens, logo optam por utilizar mais um Picture dictionary ao invés de um Writen dictionary.

Você pode notar que eles acabam destacando coisas no livro e nas atividades com cores diferentes de maneira bem organizada visualmente falando.

Se você quiser atingir esses alunos você precisa mostrar o que você está ensinando, traga objetos para a sala de aula, escreva tudo que for mais importante na board.

Tudo que você fizer para estimular a visão desses alunos ajudará e muito esses alunos à entenderem e reterem essas informações que você está passando!

Alunos auditivos
Esses alunos utilizam-se de sons para ajudá-los a processar e reter a informação.

É fácil percebê-los, são ótimos ouvintes, você verá eles nos corredores da escola com fones de ouvido e adoram ouvir música, independente do idioma.

Para aproveitar o máximo possível desse estilo de aprendizagem, certifique-se de apresentar informações de maneira oral bem clara, fale sobre entonação, pronúncia provavelmente são os tópicos que mais chamam a atenção deles.

Uma dica legal é sempre que os alunos estiverem fazendo alguma atividade que não exige tanta concentração, pode-se colocar uma música de fundo, isso aguçará ainda mais a retenção deste aluno.

Alunos verbais

Você tem algum desses alunos que parecem pegar o idioma de uma maneira fantástica sem muito esforço?

Eles são os alunos que usam palavras ousadas, trazem expressões de fora da sala de aula, suas habilidade com o idioma vão se diferenciar em ambos campos oral e escrita.

Eles tem um estilo de aprendizagem natural, e adoram ser desafiados, se sentem que não estão aprendendo algo novo ficam desestimulados, buscam sempre mais!

Uma dica legal para esses alunos é proporcionar material extra para eles, dê uma atenção especial, enquanto ele estiver produzindo bem, você não terá problemas com ele dentro da sala de aula.

Alunos cinestésicos
Esses alunos aprendem com suas mãos, eles precisam sentir que seu corpo está envolvido no aprendizado.

Você consegue classificar um aluno desse tipo quando eles tem dificuldade em ficar sentado por muito tempo e quando não conseguem falar sem gesticular.

O máximo que você conseguir fazer esses alunos se mover, melhores resultados você obterá.

Uma dica legal é preparar atividades, músicas ou até peças teatrais nas quais envolvam bastante o movimento do corpo assim, esse aluno vai produzir muito mais.

Alunos lógicos
Esses alunos são analíticos, calculistas e procuram o "por que" de tudo no idioma.

Muito fácil reconhecer esses alunos, eles fazem perguntas profundas sobre gramática, eles querem entender a mecânica e o por que de fazer dessa forma.

Para atingir esses alunos, enfatize os por quês por trás dos padrões linguísticos, se você puder, dê a gramática de uma maneira mais mecânica para esses alunos fora da sala de aula.

Alunos sociáveis
Esses alunos precisam ter contato com várias pessoas, é assim que eles conseguem expor seu conteúdo.

É fácil reconhecê-los, eles sempre vão sugerir trabalhos em grupos ou duplas, nada individual agrada esse estilo de aprendizagem.

Cuidado, eles sempre estarão conversando durante a aula e isso pode atrapalhar a produtividade da sala como um todo, saiba regrar esse aluno.

A chave para atingir esses alunos é usar atividades nas quais os alunos precisam trabalhar em grupo.

Dê atividades de "real world" sabe aqueles teatros básicos, improvisados que envolvem a classe toda na cena, ótima pedida!

Alunos solitários
Esses alunos podem demonstrar falta de interesse em relação as atividades que os alunos sociáveis adoram.

Você vai notar esse estilo de aprendizagem quando ver alunos que gostam de trabalhar sozinhos, estudar de uma maneira independente, sem tarefas em grupo.

Eles geralmente focam a aula toda no livro, poucas vezes dão atenção mesmo ao professor.

Para encorajar esses alunos você tem de dar tempo para eles trabalharem sozinhos.

Boa parte desses alunos adoram ler, então, providência material extra de leitura para eles fora da sala de aula.

Não leve para o lado pessoal se eles estiverem mostrando um desinteresse em sua aula, apenas dê a eles o espaço que eles precisam para produzir de maneira eficiente seu nível de Inglês.

Você vai encarar todos os tipos de estilo de aprendizagem, assim como eu já encarei e vou continuar encarando por um bom tempo!

Espero que você tenha conseguido classificar seu aluno em um dos estilos, e se você é um aluno, tenha conseguido identificar seu próprio estilo!

Deixe nos comentários a sua conclusão!

Qual desses estilos se adéqua mais à sua realidade!

Sobre o Autor:


Eduardo Souto é Professor de Inglês e Blogueiro, 22 anos de idade. Seu principal objetivo é descomplicar o idioma, mostrando que se você quiser você pode falar inglês!
"Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado!"
             
Comentários
0 Comentários

0 comentários: