Aprender Inglês sozinho? É a melhor opção?

Hello! This is Eduardo Souto again coming to you from the small city of Guariba - SP.

It's a pleasure to be here once again updating Você pode falar Inglês with some interesting content!

This is our 689º blog post, I really hope you enjoy it!


A dica de hoje vai para quem está procurando meios de aprender inglês sozinho.


Gostaria de deixar claro que todas as dicas que eu der neste post me ajudaram muito a melhorar o meu inglês de forma fácil e rápida, mas eu já estudava em uma escola de idiomas, apenas intensifiquei os estudos.

Então vamos ao que interessa!

Não existe grandes segredos quando o assunto é estudo de idiomas, como todos já conhecem o velho ditado "A prática nos leva a perfeição."

1ª - Dedicação / Você precisa reservar um período pequeno de tempo para estudar inglês todos os dias, que seja 15 ou 20 minutos, já está ótimo.

2ª - Entendimento / Você gosta de ouvir música em inglês? Ótimo! Gosta de assistir seriados em inglês e sem legenda? Perfeito! Apenas não caia na besteira de estar exposto ao idioma ouvindo uma música de difícil entendimento, ou mesmo um seriado. Coloque a legenda em Português se não estiver entendendo, por que ouvir por ouvir não trará os tão sonhados resultados.

3ª - Seriedade / Já falei sobre como é bom aprender inglês nas redes sociais em outro post. O detalhe a acrescentar hoje é o seguinte você pode mandar mensagens, escrever frases, tentar se comunicar em inglês com seus amigos ou melhor ainda, começar amizades com pessoas de outros países. Cuidado, este método de estudo se usado de maneira séria te trará bons resultados, caso contrário, você perderá seu tempo apenas navegando nas redes sociais sem nada a acrescentar ao seu aprendizado.

4ª - Leitura / Estude materiais em inglês fáceis de entender, ao estudar inglês dê preferência aqueles materiais onde você já conhece a maioria das palavras novas. Esse método é benéfico por dois motivos.

Em primeiro lugar, se você quer falar inglês fluentemente, ser capaz de se expressar com naturalidade e espontaneidade, você precisa ter o vocabulário na ponta da língua.

Segundo, você precisa encontrar a mesma palavra repetidas vezes e em contextos diferentes. É assim que você vai conseguir se lembrar dessa palavra quando precisar dela. É assim que você vai conseguir entendê-la instantaneamente quando escutá-la.
E para finalizar, a última, e também a dica mais importante de hoje para quem quer estudar inglês sozinho é:


5ª - Treine / O convívio diário com o idioma abre a nossa sensibilidade e nos ajuda a entender a pronúncia de palavras que até então eram estranhas para nós.


Lembre-se de inserir o inglês no seu dia-a-dia ... seja conversando com amigos, ouvindo músicas, lendo livros ou de qualquer outro modo que te acomode mais, não importa se é domingo, sábado ou feriado ... todo dia é um novo dia para aprender um pouco mais de Inglês!


Você pode optar por se desenvolver da mesma forma que eu fiz, estudando em uma escola de idiomas e se dedicando ao máximo a aprender o idioma, a velocidade de aprendizado dobra!


Nada melhor que um professor do nosso lado para tirar todas as nossas dúvidas, do you agree with me?

Sobre o Autor:


Eduardo Souto é Professor de Inglês e Blogueiro, 22 anos de idade. Seu principal objetivo é descomplicar o idioma, mostrando que se você quiser você pode falar inglês!
"Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado!"
             
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

Danilo Pereira disse...

Eduardo, muito legal o seu post. Eu escrevi dois posts, que eu falo algo parecido com isso. Dedicação e atitude são fundamentais na hora de se estudar um idioma. Tentar colocar ele no seu dia-a-dia é uma das melhores formas de aprender.

Eduardo Souto disse...

Não tem muito segredo não é mesmo Danilo?

O fato é que 70% das pessoas que dizem "Eu quero aprender inglês" ficam apenas esperando que tudo aconteça sozinho, que o conhecimento e fluência caia do céu ou pior, que ela venha em 3 meses rsrs!

Um abraço cara, estou sempre de olho no teu blog também!!!

Clinton D. disse...

Thank you for pointing me toward your blog. Although your site is designed for those learning English, I still find the tips helpful in my pursuit of the knowledge of other languages. --This post especially, because I don't have the ability right now to attend language classes.

Eduardo Souto disse...

You're welcome Clinton!

The focus here is just learning English but, the tips can applied to another languages too!

Make yourself comfortable to come and visit always you want to :)

And, of course, thank you for your comment!

Dario disse...

Eu acredito que nem sempre precisamos estar estudando em uma escola para aprender algo basta querer de verdade e seguir suas dicas

Joanna disse...

Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado!

Renato Alves disse...

Eu acho que seriedade é algo que vejo pouco em pessoas que dizem querer aprender inglês. Tiramos por exemplo, quem estuda em escolas de idiomas.
Vão para aula quando querem, não estudam em casa, nem mesmo tentam praticar o que aprendem nas aulas. Ou seja, só por que estão indo uma vez na semana para aula de inglês, acham que isso é suficiente, e quanto mais tempo fizerem isso, poderão depois dizer: "Fiz três anos na escola tal e meu inglês é fluente".

Seriedade é essencial se temos objetivos traçados. Ótimo post Eduardo, parabéns! =)

Eduardo Souto disse...

Renato o que falta nos alunos de inglês do Brasil é uma mistura de força de vontade, responsabilidade e o mais importante, dedicação!!!

Infelizmente, eu trabalho em uma escola de idiomas, leciono para mais de 300 alunos, consigo contar nos dedos quantos deles são realmente dedicados!

Triste realidade!

Danilo Pereira disse...

Eduardo, eu escrevi um post no blog onde eu falo sobre a formula para a fluência, que é ter um motivo pelo qual você quer aprender, uma meta de onde você quer chegar e a perseverança para que cumprir esta meta. Desta forma você chega na tão sonhada fluência. Parabéns pelo blog, tá ficando cada dia melhor!

Jonny disse...

Eu sempre estudei em escola particular e o Inglês é tão ruim quanto o da escola pública

sara disse...

acho que ñ consigo aprender sozinha tenho muita dificuldade.

Skinkon Ferno disse...

Cara! Desejo aprender English mas,não tenho grana só resta-me livros do colégio a internet!! Quero aprender English por que desejo aprender a programar,como os materiais são 90 % de tudo na internet terei,que aprender logo esse idioma assim,terei acesso a mais informações sobre a forma de vídeos,books e apostilas em english sobre programação,

Cara,se tu tiverdes alguma dica para me ajudar envie um e-mail para

mex.stell.com@gmail.com

Anônimo disse...

Skinkon, procura na net tem tudo que vc precisa, por ex: além claro deste Blog, no youtube tem "winner ingles"! Parabéns prof Eduardo Souto pelo Blog!

Marcos disse...

Aprender inglês sozinho é perfeitamente possível, desde que a pessoa se dedique... Interessantes os pontos, treinar sempre é mesmo essencial.

Henrique Lopes disse...

Muito bom esse post, eu estava estudando em uma escola, mas me chateou o fato de muita gente estar na mesma sala, mas em níveis tão distintos. Isso atrapalha, pois enquanto eu quero evoluir, o professor tem que dar atenção aos mais "lentos" e com isso perde-se a vontade. Hoje estudo por conta própria, faço curso online em dois sites e tenho aplicativos voltados ao aprendizado de inglês no smartphone, isso faz com que eu esteja o tempo todo envolvido.
Eu gostaria apenas de conseguir contatos de professores ou estrangeiros no skype para aprimorar a escrita e a conversação, quando possível.