Não trabalhe duro... Trabalhe inteligente


Bom dia amigos e amigas, fiéis leitores do Você pode falar Inglês, tudo bem por ae?

Hoje no "Advice of the Week" nós trataremos um assunto muito importante, eu iniciei essa postagem ontem e com a ajuda dos meus amigos no Facebook hoje estou finalizando a postagem!

Ficou interessado? So, follow me!

Por que trabalhar duro não é uma boa ideia?

Existe um mito impregnado em várias culturas de que trabalhar duro é a melhor coisa a se fazer. Você provavelmente já viu, ou ainda vai ver alguém que proteja essa afirmativa com unhas e dentes.

As pessoas gostam de gabar-se pelas longas jornadas de horas trabalhadas, e elas realmente imaginam que para atingir o topo da carreira elas devem ter anos e mais anos de trabalho duro e suado!

Você pode até comprar essa ideia quando alguém lhe disser que:

"Quanto mais duro você trabalhar, mais sucesso você terá!"

Então você começa a se colocar em mais horas e horas infindáveis de trabalho, trabalha nos fins de semana e o seu foco é sempre as tarefas mais fáceis, ai você consegue montar uma super lista de tarefas feitas.

Mas o que você, e com certeza outras milhares de pessoas não percebem é que... você está trabalhando duro, assiduamente e não está chegando em lugar algum. Na verdade, você vai acabar exausto e sem motivação ou ânimo para continuar.


Trabalhar duro não é o suficiente

Com certeza alguns objetivos vão requerer mais trabalho do que outros. Algumas vezes esse esforço pode ser traduzido em dias, semanas ou até mesmo anos de um esforço consistente.

Segundo o livro "Outliers" do autor Malcolm Gladwell, nós precisamos de aproximadamente 10 mil horas para nos tornarmos expert em qualquer coisa nessa vida.

Levando para o lado matemático da coisa, isso seria exatamente 3 horas por dia durante 10 anos.

Agora sim, parece que é justo então trabalhar o duro por que você vai atingir o nível expert mais rápido, não é?

Infelizmente, isso não é totalmente verdade... Você pode trabalhar duro em algo e não chegar tão longe quanto espera.

Imagine que apartir de segunda-feira você vai começar a trabalhar duro, duro mesmo... vai responder todos os seus e-mails, vai fazer o arquivamento de todas as fichas no serviço e ainda vai ajudar os seus colegas de serviço a organizarem-se de maneira mais produtiva...

Vai levar um bom tempo para todas essas tarefas estarem prontas corretas? Você já pensou em ser voluntário de algum projeto na empresa ao invés destas tarefas, ou então procurar tarefas que ajudem a desenvolver ainda mais suas habilidades?

É assim mesmo, quando você menos espera, você é visto pelo seu patrão como um funcionário bom, porém, a promoção vai sempre para aquele funcionário que faz algo inesperado, algo que ele realmente não tinha que fazer, mas fez e surpreendeu positivamente o chefe.

Se você é um estudante de línguas, você pode passar várias horas encarando um livro sem aprendar uma só expressão.

Se você tem um website, você pode tentar eternamente deixá-lo visualmente melhor, porém, você ainda sim, não terá nenhum cliente.

Consegue notar o problema? O sucesso não tem nada a ver com quão duro você trabalha todos os dias ou quanto tempo você trabalha e os pormenores de sua jornada, é por isso que eu disse e repito...

Não trabalhe duro, trabalhe de forma inteligente!

Sobre o Autor:


Eduardo Souto é Professor de Inglês e Blogueiro, 20 anos de idade. Seu principal objetivo é descomplicar o idioma, mostrando que se você quiser você pode falar inglês!
"Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado!"


             
Comentários
0 Comentários

0 comentários: