Verdadeiras Obras de Arte

Amigos e amigas leitores do Você pode falar Inglês, é com imenso prazer que venho trazer ao ar um post junto ao grande prof. Denilso de Lima, proprietário do website Inglês na Ponta da Língua.

Sem dúvida alguma, uma das mentes que mais me inspira em questão de futuras realizações, então, chega de enrolar, vamos ao que realmente interessa, vamos falar das obras do Denilso!

Gramática de Uso da Língua / Compre aqui 


Gramática de Uso da Língua Inglesa é um livro de gramática, mas de uma forma muito diferente daquela à qual você está acostumado a ver por aí. Geralmente, um livro de gramática vem cheio de regras complicadas e estranhas. Também costumam ser difíceis de compreender. Esse não é o caso dessa gramática.

O livro é de autoria do prof. Denilso de Lima, especialista em abordagens e métodos de ensino de inglês, palestrante e responsável pelo blog Inglês na Ponta da Língua. É por isso que o título completo do livro é “Gramática de Uso da Língua Inglesa: a gramática do inglês na ponta da língua”.

Em sua gramática, Denilso descomplica as regras gramaticais e mostra para o leitor como as regras são realmente usadas no dia a dia de língua inglesa. Com uma linguagem simples e que mais parece uma conversa entre autor e leitor, você certamente compreenderá como funciona o tal do Present Perfect e também as preposições na língua inglesa.

O livro é indicado para estudantes de todos os níveis: básico ao avançado. Também é recomendado para professores de inglês, estudantes de Letras e qualquer pessoa que tenha curiosidade sobre a gramática da língua inglesa sem frescuras e sem tecnicismos (palavras técnicas demais que ninguém entende o que é).

Em suas quase 200 páginas o livro aborda temas como a diferença entre “to” e “for”, os usos do present perfect e do past simple, a conjugação de verbos no present simple, o verbo “to be” de modo mais dinâmico, os artigos definido e indefinido, modal verbs, past simple e muito mais.

Além das dicas descomplicadas, a Gramática de Uso da Língua Inglesa também tem atividades para você praticar o que aprende. O livro é indicado para quem estuda sozinho, pois as respostas das atividades estão no fim do livro. Assim, você pode simplesmente saber se está aprendendo ou não.

Não acabou! Você pode ainda fazer o download gratuito do material áudio dessa gramática. Isso mesmo! Download gratuito! Todos os exemplos (frases, sentenças em inglês) presentes no livro estão também em áudio. Dessa forma, você aprende também a pronúncia das sentenças.

Enfim, se você quer aprender a gramática da língua inglesa de um modo totalmente inovador e criativo, a Gramática de Uso da Língua Inglesa deverá fazer parte da sua biblioteca. Tenho certeza que você a lerá várias e várias vezes pelo simples fato de ser divertido aprender com ela.


Inglês na Ponta da Língua / Compre aqui



O livro Inglês na Ponta da Língua é um livro que virou blog. Lançado em 2003 o livro continua mais do que atualizado. Faz parte hoje da lista dos best-sellers na área de ensino e aprendizado de idiomas no Brasil. E por quê?

Inglês na Ponta da Língua não traz apenas expressões, frases, palavras, sentenças e coisas do dia a dia da língua inglesa. Além disso tudo, o livro procura mostrar ao leitor como é possível aprender inglês fazendo algumas mudanças no jeito de estudar.

Além de inglês, o livro traz dicas sobre administração do tempo, memorização, dicionários, métodos de estudo, palavras de incentivo e motivação, organização dos estudos, estabelecimento de metas e muito mais. Enfim, trata-se de uma verdadeira aula para que você aprenda inglês de forma inovadora. Aliás, o título do livro é “Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhor o seu vocabulário”.

O curioso é que com as dicas dadas no livro, você não melhora apenas o seu vocabulário, mas todo o seu inglês e também os seus hábitos de estudo. É por essa razão que se trata de um método.

Inglês na Ponta da Língua foi escrito pelo prof. Denilso de Lima, um sujeito que aprendeu inglês sozinho e sem nunca ter saído do Brasil. Por incrível que possa parecer, Denilso hoje dá palestras e cursos para professores de inglês em todo o Brasil. É um especialista convidado a falar sobre métodos e abordagens de ensino para publicações como Veja, Gazeta do Povo, A Folha de São Paulo e publicações específicas da área de ensino de inglês.

Portanto, o autor procura dar dicas para que as pessoas possam aprender inglês de modo descomplicado. Juntando sua experiência como estudante da língua e como especialista na área, ele vai direto ao ponto.

Além dos temas citados acima, o livro ainda aborda coisas como phrasal verbs, gramática, expressões idiomáticas, combinações de palavras (collocations), polipalavras, palavras com vários significados, sinônimos e tantos outros temas que certamente ajudarão você a ficar com o inglês na ponta da língua.

No começo desse texto, escrevi que o Inglês na Ponta da Língua é um livro que virou um blog. Isso se deve ao fato de em 2007, o prof. Denilso ter iniciado o blog também chamado Inglês na Ponta da Língua. Hoje, um dos blogs de língua inglesa mais visitados no Brasil e com mais de 1300 dicas que vão desde vocabulário e gramática a rotina de estudos, escolha de escolas de idiomas, materiais, livros e o que mais for preciso para ajudar os estudantes e professores de inglês no Brasil.

Inglês na Ponta da Língua é um livro que não pode ficar de fora de seu material de estudos. E também um blog que deve estar muito bem guardado nos seus favoritos.

É uma inspiração para mim, e com certeza, se o seu foco é o aprendizado de inglês também é uma inspiração para você!

Já que você chegou até aqui lendo, vamos fazer uma parte interativa agora,  me diga, você conhece o Prof. Denilso de Lima? 

O que acha do trabalho dele? Se você tivesse a oportunidade de estar frente a frente com ele, o que seria a primeira coisa que você diria para o Denilso?

Sobre o Autor:


Eduardo Souto é Professor de Inglês e Blogueiro, 20 anos de idade. Seu principal objetivo é descomplicar o idioma, mostrando que se você quiser você pode falar inglês!
"Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado!"


             
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Renato Alves disse...

Realmente Eduardo são ótimos livros.

Respondendo a pergunta, se um dia tiver a oportunidade de está frente a frente com o Denilso, diria que o admiro muito pelo seu esforço, dedicação e comprometimento com sua profissão.

Levo ele comigo como referência profissional e também pelo seu vasto conhecimento. Resumindo, eu diria obrigado. Pois talvez não encontrasse palavras que descrevesse a admiração que tenho por ele.

:D

Eduardo Souto disse...

É uma leitura fantástica Renato, como foi dito na resenha, é como se fosse apenas uma conversa descontraída com o autor, não há termos técnicos super complicados, não há momento algum em que a leitura fica cansativa, resumindo, obras de arte!

Se eu tiver a oportunidade ( e com certeza ainda a terei ) de ver o Denilso na minha frente, certamente eu direi pra ele o seguinte:

"Denilso, eu sempre soube que o vento sopra a favor de quem sabe onde ir, e eu quero seguir os passos teus!"

Um fator muito interessante é que, quando preciso explicar quem ele é para as pessoas, eu sempre utilizo uma referência bem legal hahaha!

"Você conhece o Denilso de Lima? Não ?? ... Amigo, o Denilso é praticamente o Prof. Pasquale só que da língua Inglesa, ele é o caixa forte do Inglês no Brasil!" ...

Eu adoro falar isso ^^

tatá disse...

Eu tenho esse livro Gramática de uso e acho uma pena não ter continuação dele, em outros volumes no caso. Mesmo sabendo que serve para qualquer nível poderia abordar outros conteúdos como voz passiva... enfim faz um tempo que eu não pego pra ler gramática.
Eu também não tive essa sorte grande de conhece-lo pessoalmente.O conheço virtualmente desde a época que o orkut fazia sucesso (*-*)
Cheguei a fazer um ''testimonial speech'' no meu trabalho de inglês e meu professor gostou muito.
Eu diria que o trabalho faz um diferencial enorme na minha concepção de aprendizado de inglês.

Anônimo disse...

eu amo o Denilso de lima, ele fez eu mudar a forma como estava conduzindo meus estudos depois que li o seu livro Inglês na ponta da língua; todos os dias visito seu blog(inglês na ponta da língua) sempre dou uma olhada no livro novamente srsrsrs enfim se o visse na minha frente diria muito obrigado (se não ficasse envergonhada daria um beijão nele rsrsr) pelo que fez e faz por mim , pelos meus estudos, mesmo que indiretamente, ele contribui para o meu sucesso... é isso!!