Estudando palavras Isoladas

Bom dia pessoal, hoje vamos falar sobre um tópico interessante e ao mesmo tempo contraditório, o estudo de palavras isoladas, se quiser saber mais sobre esse tema, follow me!



Há alguns dias atrás conclui um curso do Prof. Denilso de Lima que trata o assunto "Palavras Isoladas" a fundo, o curso é o "Collocations: Aprenda a combinar palavras em inglês"

Se você focar o seu estudo de idiomas na aquisição de palavras isoladas, seu rendimento será muito menor do que um aluno que foca o seu estudo em Collocations e a aquisição de vocabulário como blocos.

Um exemplo claro de como não aprender collocations pode te derrubar de uma maneira é simples é essa:

No seu primeiro dia de aula, você vai aprender a palavra Dinheiro:

Money

Esse é um exemplo de vocabulário de palavras isoladas, ai quando você precisar dizer que o ganhar dinheiro, economizar, investir? Ou então, gastar atoa ou ganhar muito dinheiro? Saberia?
São combinações simples, porém, você não conseguiria fazê-las, ou pelo menos, a grande maioria não.

Pra ficar mais claro pra você essa questão de Collocations vejam a definição dela segundo Prof. Denilso de Lima:

"Collocations é uma fenômeno linguístico natural que acontece em todas as línguas e os falantes nativos daquela língua nem percebem." - trecho extraído da Apostila do Curso de Collocations.

Não é um bicho de 7 cabeças, um exemplo em Português pode esclarecer tudo.

Pense nas palavras que combinam naturalmente com a palavra livro:

- novo / velho / fino / grosso / grande / pequeno
- legal / interessante / repetitivo / abrangente / completo
- ler / emprestar / comprar / vender / roubar / derrubar / abrir / fechar

Poderíamos ficar aqui até amanhã encontrando Collocations para a palavra livro, mas vamos parar por aqui.

Entenda que independente do seu nível, quanto mais cedo você começar a aprender palavras que combinam  naturalmente com as outras, melhor o seu nível de fluência vai ficar e mais rápido você alcançará seu objetivo.

Você vai parar de "travar" ao falar com seus amigos na sala de aula ou mesmo com um nativo de outro idioma.

Se você quiser saber mais sobre o assunto fique a vontade, quanto mais você se informar a respeito melhor para o seu aprendizado de inglês.

- O que são Collocations?
- Collocations: você já ouviu falar?
- A importância de saber Collocations
- Collocations e aquisição da Fluência

Todos os links levam direto ao site Inglês na ponta da Língua, do Prof. Denilso de Lima, site que eu altamente recomendo para todos os meus alunos interessados em deixar o Inglês na Ponta da Língua mesmo!!!

Meu profundo agradecimento ao Denilso de Lima e a toda equipe do site :)

Sobre o Autor:


Eduardo Souto é Professor de Inglês e Blogueiro, 20 anos de idade. Seu principal objetivo é descomplicar o idioma, mostrando que se você quiser você pode falar inglês!
"Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado!"


             
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Renato Alves disse...

É interessante por que quando começamos a entender como funciona os collocations, ele tipo que abre nossa mente para não apenas palavras, mas para uma gama de frases completas em inglês.

Pegando seu exemplo, ao invés de apenas saber a falar livro ou dinheiro em inglês, acabamos por aprender várias outros verbos, expressões, frases aprendendo uma simples palavra ou verbo.

Pensando assim, eu acredito que estudar palavras isoladas é interessante. Pois poderíamos, por exemplo, pegar a palavra dinheiro e estudar suas collocations em inglês. Muito melhor que que pegar várias palavras e tentar decorar.

Muito bom! Adorei a dica! :D

Frederico Vasconcelos disse...

Outra vantagem de estudar "collocations" é que evitamos erros de gramática. Por exemplo: quando aprendo LISTEN TO, sempre uso TO após LISTEN (LISTEN TO RADIO, LISTEN TO YOUR HEART, LISTEN TO YOUR MOTHER...)

Eduardo Souto disse...

Obrigado pelos comentários positivos amigos!

Aprendi muita coisa sobre o assunto com o Denilso de Lima!