3 passos para Fluência


Muitas pessoas, mesmo nos dias atuais ainda buscam a fluência em um idioma enquanto estudam 2h por semana em uma escola de idiomas...

Sério, não estou brincando!

Eu vou deixar aqui pra você os 3 passos que mais me ajudaram a atingir o meu objetivo. Espero que você realmente os coloque em prática e também consiga atingir o seu próprio objetivo!

1. Entre em contato com o idioma

Não importa como você aprendeu Inglês, tanto faz se você começou do zero e já está em um nível ótimo de proficiência, ou se você decidiu que quer ser fluente em inglês há poucos minutos atrás, essa dica se enquadra no perfil de qualquer pessoa que queira por ventura dominar um segundo idioma.

Como você pode falar um idioma sendo que você não entende nem sequer uma palavra?

Isso mesmo, você não pode!

Primeiro você precisa entrar em contato com a língua diariamente, você precisa mudar sua faixa de raciocínio para o Inglês, começar a pensar em Inglês e tudo a sua volta será realmente imaginado em Inglês.

São inúmeros métodos que podem te proporcionar este resultado, por exemplo:

- Ouça músicas / podcasts
- Assista seriados / filmes / jornais
- Leia livros / revistas / jornais / gibis
- More em outro país (se tiver R$ ^^)
- Tenha amigos de outros países
- Faça um curso regular

Alguns destes métodos podem ser mais efetivos para uns e menos para outros, você tem que encontrar qual método se adapta melhor a sua forma de aprendizado.

Volto a bater na mesma tecla, o importante é entrar em contato com o idioma diariamente, ao menos 10 minutos por dia!

Se você seguir essa dica à risca com certeza já estará um passo mais próximo do seu objetivo final.

Em breve postarei o 2º passo (dica) para a Fluência!

Sobre o Autor:


Eduardo Souto é Professor de Inglês e Blogueiro, 20 anos de idade. Seu principal objetivo é descomplicar o idioma, mostrando que se você quiser você pode falar inglês!
"Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado!"


             
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

Você está certíssimo. Foi estudando diariamente que me tornei fluente em italiano e agora diariamente venho afastando os fantasmas que não permitiam encarar a língua inglesa de frente.
Seu blog está me ajudando.
Parabéns pelo blog.
Até mais.
Isa

Paty Neves disse...

Meu maior problema é ter uma rotina....o que estudar e quanto!!! Até consigo estudar todos os dias....mais como eu gosto muito de filmes e serieados deixo de estudar a gramática e quando vejo já estou nas minhas séries....sempre tentando assisitr com legenda em inglês....ajuda sim mais sinto que sempre está faltando algo!!!
Parabéns pelo blog!!!
Paty

Eduardo Souto disse...

Em relação a rotina de estudar, o que estudar e quanto estudar você pode ler este post!

Sede de conhecimento!
http://www.vocepodefalaringles.com.br/2012/03/sede-de-conhecimento.html

Vídeo super motivacional!
http://www.vocepodefalaringles.com.br/2012/03/voce-pode-falar-ingles-video.html

Mergulhe de cabeça!
http://www.vocepodefalaringles.com.br/2012/04/mergulhe-de-cabeca.html

Quanto tempo leva para atingir a fluência!
http://www.vocepodefalaringles.com.br/2012/04/quanto-tempo-leva-para-atingir-fluencia.html

ABC do Bom Aluno!
http://www.vocepodefalaringles.com.br/2012/03/abc-do-bom-aluno.html

Já em relação ao seu "descaso" com o estudo da gramatica, eu diria que, de certa forma não há necessidade de focar seus estudos em Gramática, vale muito mais assistir um filme ou um seriado para ganhar vocabulário do que ficar estudando regras gramaticais.

Se seu objetivo é atingir a fluência, você não precisa ficar decorando regras gramaticas, até por que, você não usa isso sempre!

Um exemplo básico:

Quando você estava digitando este comentário você parou em algum momento sequer para se perguntar se deveria usar o passado? ou o presente? ou se o verbo precisaria estar no gerúndio ou mesmo, algo relacionado a gramática?

Lembre-se, gramática são regras, o idioma em si é vocabulário, se quer fluência desenvolva um ótimo vocabulário!

Sandra Guedes disse...

Comigo tbm acontece o mesmo,tento a gramatica e sempre volto para os seriados,tem me ajudado bastante no speaking e no listening,,mais sinto que falta uma boa gramatica para a fluencia.

Eduardo Souto disse...

Sandra, a gramática você acaba internalizando automaticamente, você está no caminho certo, não foque seus estudos em gramática!

Imagine a situação, nós somos fluentes em Português correto? Sim!

Agora me diga, quando você escreveu este recado você pensou se deveria escrever com os verbos no presente ou no passado, ou se teria que usar o adjetivo antes do substantivo ou qualquer outra regra gramatical? Provavelmente não, você só se atentou a organizar o vocabulário que você já possui e expressar sua ideia através das palavras!

Assim também acontece com a língua estrangeira, quando atingimos um bom nível de compreensão, nós não vamos pensar em gramática para nos comunicarmos, mas sim, em vocabulário, este sim deve ser todo dia estudado!

Obrigado pelo comentário!