Exames de Proficiência em Inglês

Existem vários exames de proficiência para pessoas que não falam um idioma como língua materna, mas, se sentem aptos a trabalhar ou estudar tal linguagem em um nível mais avançado.

A dica de hoje vai para o meu aluno Victor Amorim.

Vamos começar com os significados das siglas de dois exames:

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)
Teste de inglês como uma língua estrangeira


TOEIC (Test of English for International Communication)
Teste de Inglês para comunicação internacional
O TOEFL e o TOEIC são os dois exames norte-americanos mais conhecidos.

Objetivos de cada exame:

O TOEFL tem como objetivo principal avaliar o inglês de quem pretende ingressar em universidade dos Estados Unidos ou Canadá, portanto, com vocabulário e textos mais voltados a temas acadêmicos.

O TOEIC, criado posteriormente, se propõe a ser mais direcionado àqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho.

Como é o teste TOEFL?

O paper-based TOEFL é um teste de escolha múltipla dividido em três partes: Listening Comprehension, Structure and Written Expression, e Vocabulary and Reading Comprehension. As três partes têm peso igual. O paper-based TOEFL pode ser complementado pelo TWE (Test of Written English) e pelo TSE (Test of Spoken English). O internet-based TOEFL. É dividido em quatro partes:Listening, Speaking, Reading and Writing, ou seja, já inclui testes de produção oral e redação. No Brasil, o TOEFL é normalmente ministrado pelos centros ou institutos biculturais brasileiros norte-americanos.

O preço do internet-based TOEFL é atualmente 185 dólares e sua duração aproximada é de 4 horas.

Como é o teste TOEIC?

O TOEIC é composto de 2 partes: Listening e Reading, tem duração de 2 horas e pode ser feito nos mesmos institutos biculturais que aplicam o TOEFL como também em muitos dos cursos de inglês espalhados pelo Brasil. Um teste TOEIC simulado é disponibilizado gratuitamente online em: http://www.test-my-english.com/ . Em 2007, a ETS Global introduziu o TOEIC Speaking & Writing Tests(online) como complemento opcional.
É verdade que fizeram uma alteração no TOEFL?

1. Mudou sistema de pontos. Novo TOEFL tem menos questões e pontos max se 300. Pode comparar os novos resultados para as antigas usando mesa especial que você pode encontrar utilizando o link: www.toefl.org/concords1.html
 
2. alteração da estrutura de teste. Teste de Inglês escrito é obrigatória. Portanto, agora o teste consiste em 4 partes. 

3. As duas primeiras partes do teste (compreensão auditiva e gramática) tornou-se adaptável - para a dificuldade do teste depende de suas habilidades. Permite poupar tempo, mas questiona fácil dar-lhe menos pontos. 

4. O novo teste pode não ser aprovada duas vezes por ano, mas quatro vezes por semana e até duas vezes por dia! Você pode conhecer os seus pontos de imediato e os resultados oficiais em 14 dias (em vez de 1,5 meses para o teste baseado em papel).

Um alerta do Professor Denilso de Lima à todos que pretender prestar o TOEFL!

Há duas modalidades do TOEFLiBT e o ITP. Destas duas a que é reconhecida por todos os cantos do mundo é o TOEFL iBT  [internet Based Test]. Você faz este exame via internet e sempre em um centro aplicador reconhecido. Ou seja, para fazê-lo você deverá procurar uma instituiçao credenciada pela ETS ou seus representantes.

TOEFL ITP  [Institutional TestingProgramme] é um exame institucional. Ou seja, só é válido dentro da instituição na qual é aplicado. Vamos esclarecer isto: faça de conta que você estuda inglês na Denilso English School. Nesta escola, aplica-se o TOEFL ITP. Como a versão aplicada é a institucional, isto significa que a sua pontuação só é válida dentro da Denilso English School. Portanto, nem adianta levar para uma faculdade nos EUA, uma empresa na europa, ou outro lugar qualquer que não aceitarão. O TOEFL que é válido no mundo todo é o TOEFL iBT.

As universidades no EUA que aceitam o TOEFL iBT exigem uma pontuação que varia de universidade para universidade [ou do curso que você quer fazer]. Digamos que na escola onde você estuda aplicam o TOEFL ITPe você atingiu 890 pontos. Isto é excelente! Mas as universidades querem saber sua pontuação no TOEFL iBT e não no TOEFL ITP.

Palavras de Denilso de Lima

Referências de Pesquisa

Sobre o Autor:


Eduardo Souto é Professor de Inglês e Blogueiro, 20 anos de idade. Seu principal objetivo é descomplicar o idioma, mostrando que se você quiser você pode falar inglês!
"Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado!"


             
Comentários
0 Comentários

0 comentários: